Menu

"Logo a fé vem pelo ouvir, e o 



Curta Nossa Pagina

“Logo a fé vem pelo ouvir, e o 

ouvir vem pela palavra de Cristo"

Graça e Conhecimento 

08 JUN 2017
08 de Junho de 2017
Graça e conhecimento

(II Pedro 3: 16) como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.

17- Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejam juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

18- antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.


Ha uma grande importância em crescer na presença de Deus, tanto em graça como em conhecimento. Devemos nos aperfeiçoar na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus para não criar heresias distorcendo a palavra do Senhor. E também não sermos enganados pelas heresias dos outros.


Não podemos ser amigos de quem não conhecemos? Como vamos amar e obedecer alguém que não podemos entendemos a sua voz a sua palavra? A resposta é não podemos. Jesus disse que aqueles que são discípulos dele ouvem a sua voz, por que a ovelha conhece a voz de seu pastor.

Três características de quem não crescem em graça ou conhecimento.

Quem cresce em graça, mas não cresce em conhecimento.

Crente menino:

(Efésios 4: 14) para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;

15- antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,


O crente menino é aquele que esta na Igreja há dez anos e ainda continua dando bobeira. Ele é inconstante, e vive sendo enganado por doutrinas falsas e nunca consegue andar sozinho sempre vive uma vida superficial não sente vontade de se aprofundar na palavra do senhor, vive uma vida sem experiências próprias com o Senhor, vive com experiências dos outros.

Quem cresce em conhecimento, mas não cresce em graça.

Crente carnal: ,

(Mateus 23: 3) Portanto, tudo o que vos disser, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.

4- Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.


O crente carnal talvez seja a pior, por que ele conhece a palavra de Deus e prefere seguir a sua própria ideologia. No capitulo 23 de Mateus Jesus esta falando dos fariseus e ensinando que eles pregam a verdade, mas não vivem a verdade.  


Quem não cresce em conhecimento e não cresce em graça.


Crente fraco:


(Romanos 14: 1) Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.

2-Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes.

3- Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu.

4- Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para firmá-lo.

5- Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente.

6- Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

7- Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.

8- Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.


O crente fraco se escandaliza com tudo, e vê mal em todas as coisas. Quem se escandaliza a fraco. A única regra para uma vida com Deus é ordem e decência! O Cristão não é conhecido pela roupa que usa ou pelo penteado só somos conhecidos por único fator que é o amor.

(JO 13: 34) Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.

35- Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.


Não devemos julgar os outros, mas sim ama-los. Com isso chegamos à conclusão que o segredo de uma vida abençoada ao lado de Jesus é crescer em graça e em conhecimento. Por que quando se cresce em graça, eu vivo o mundo de Deus, quando se cresce em conhecimento eu entendo o mundo de Deus.

Como buscar o crescimento em graça e conhecimento?

1º busca de conhecimento com o intelecto ou lendo a Bíblia:

(Daniel 9: 2) no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

Lendo e meditando a palavra do Senhor, foi isso que Daniel fez. Temos que ler a Bíblia meus irmãos, não adianta deixar a Bíblia aberta no salmo 91, foi o salmo 91 que o diabo usou para tentar Jesus.

(Salmos 91) 11- Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12- Eles te susterão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.

Temos que ler a palavra meus irmãos.


2º busca de conhecimento através da oração


Temos que conversar com Deus, o principio sociológico é o dialogo ou oração, pra você conhecer alguém você te que conversar com ele. Deus tem infinitas maneiras de falar conosco, mas nós temos uma só, que é orando.


(Mateus 22: 29) Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;


Jesus disse que o principal motivo de errarmos é por não compreender as escrituras e nem o poder de Deus.


(II Timóteo 1: 12) Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

No texto Paulo esta dizendo que conhece o Deus que serve. Eu sei em quem eu tenho crido. Eu sei!

Conhecer é compreender o mundo de Deus, ter graça e experimentar o mundo de Deus.


(I Coríntios 2: 14) Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele é loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.


Devemos ser espirituais para que possamos entender as coisas do espirito de Deus.

(Gálatas 5: 16) Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.


Temos que andar em espirito, se andarmos em espirito estenderemos a voz do Espirito Santo que nos converse do pecado e assim não nos curvaremos aos desejos da carne.


(Atos 20: 22) Agora, eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali acontecerá,

23- senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações.


Quando entendemos a voz do Espirito Santo aprendemos que o melhor lugar para estar e no centro da vontade de Deus e não temos medo de nada.


Quem cresce em graça e em conhecimento


Crente forte


Há quatro sinais que identificam um crente forte, são vários outros sinais, mas vou falar dos quatro mais importantes:


1º suportar os fracos

(Romanos 15: 1) Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.


Em todo lugar existe aqueles irmão que são fracos e desanimados da fé e cheios de problemas e não devemos julga-lo e sim apoia-lo devemos o chamar para orar e aconselha-lo e ser amigo dele como Jesus é de todos. Nunca devemos julgar, pois assim como julgamos vamos ser julgados.


2º não agradar a nós mesmos


(I Coríntios 10: 24) Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um, o do outro.

Quando tiver um desentendimento com algum irmão na Igreja, trate logo de consertar isso. Não importa quem tem razão um crente forte não pensa em si mesmo, mas pensa no que Jesus faria, e com certeza Jesus perdoaria qualquer ofensa.

3º Crente forte sabe viver em qualquer situação

(Filipenses 4: 12 13) Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. 13- Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Saber viver em qualquer situação é uma grande prova de que você é um crente forte, dar glória a Deus quando esta tudo bem é muito fácil, mas quando estamos na luta é que provamos a Deus que somos fiéis. Esse texto em filipenses eu já ouvi e já li varias vezes fora do contexto, à ideia do versículo13 encera a ideia do12. Preste atenção no texto leia-o com atenção. Quando aprendemos a passar por todas essas coisas citadas no versículo 12, ais podem afirmar as palavras do versículo 13.

4º Nado vai poder separa-lo de Deus

(Romanos 8: 31)

31- Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32- Aquele que nem mesmo o seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

33- Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;

34- Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes, quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;

35- quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

36- Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37- Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.

38- Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,

39- nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.


Temos que ter a certeza que estamos salvos, ter a certeza que Deus nos ama. E no texto meus amados, que em minha opinião é expressão mais intensa do amor e da proteção de Deus sobre aqueles que o amam. Quando estamos firmados na palavra de Deus e obedecemos aos seus mandamentos nada pode nos separar de seu amor.

Deixarei um texto para refletirmos!

(Jó 42: 5) Com os ouvidos eu ouvi falar de ti; mas agora os meus olhos te veem.

Jó esta dizendo que antes de ter um verdadeiro relacionamento com Deus, ele só tinha ouvido falar de Deus e agora depois de ter vencido a prova ele conseguiu compreender a Deus e com isso ele pode conhecer a Deus!

Irmão Idelbrand 



Voltar


Rua: Sidney Girão n° 395 Bairro Tropical 

Ouro Preto Do Oeste-RO CEP: 76920-000

Fone: (69) 99202-2685

Curta Nossa Pagina

Tenha você também a sua rádio