Menu

"Logo a fé vem pelo ouvir, e o 



Curta Nossa Pagina

“Logo a fé vem pelo ouvir, e o 

ouvir vem pela palavra de Cristo"

O poder da Cruz

09 JUN 2017
09 de Junho de 2017
 


Texto base: “Mateus 16.24,25 / Gálatas 2.20 ”.

Introdução:


A cruz não é um objeto místico que serve como amuleto protetor. Também não é apenas o símbolo de uma religião.

Nem mesmo um ornamento ou jóia preciosa.


A verdadeira cruz é um objeto de tortura, castigo e sacrifício.

Na cruz, o crucificado é humilhado publicamente e sofre dores terríveis até a morte.


O objetivo da crucificação era envergonhar o condenado e fazer de sua punição um exemplo para todos.


Devemos levar a cruz todos os dias seguindo o Senhor Jesus (Mateus 16.24,25).

Qual verdadeiro significado da cruz?

Vamos refletir sobre o significado da cruz para os cristãos hoje:

1- RECONCILIAÇÃO:

Efésios 2.16 “E, pela cruz, reconciliar ambos com Deus, em um corpo, matando com ela as inimizades”.


A cruz nos fala do sacrifício de Jesus por nós e do evangelho da salvação de todos os pecadores. Antes estávamos separados de


Deus por causa de nossos pecados (Isaías 59.2 e Romanos 3.23), mas fomos reconciliados com Deus através da morte de Jesus.

Quando levamos nossa cruz, devemos crucificar nossos desejos e opinião se for preciso para amar nosso próximo e nos reconciliar com nossos inimigos.

A cruz significa Reconciliação!

2- GLÓRIA:

Gálatas 6.14 “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.

Jesus foi envergonhado na cruz e suportou tamanha afronta porque sabia que receberia a glória de Deus (Hebreus 12.2,3). Por mais terrível que tenha sido sua dor, nada se compara com a glória Divina.
Se quisermos levar a nossa cruz nesta vida, não temos com o que nos gloriar, apenas reconhecer nossas fraquezas e glorificar a Deus em tudo. Por mais difícil que seja, leve sua cruz glorificando a Deus.

A Cruz nos ensina a Glória de Deus!

3- SABEDORIA:

I Coríntios 2.2 “Porque nada me propus saber, entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado”.

A cruz nos revela a sabedoria de Deus e não do mundo, porque para o mundo um Deus crucificado parece loucura, mas para nós sabemos que consiste na sabedoria divina confundindo os sábios deste mundo (I Coríntios 1.23-25).

Quando levamos nossa cruz e aceitamos a vontade de Deus sobre nossas vidas, nos tornamos mais sábios e espirituais. Devemos crucificar a nossa própria sabedoria e buscar o discernimento espiritual.

A cruz é a Sabedoria de Deus!

4- PREGAÇÃO:

I Coríntios 1.23 “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos”.

A notícia de que o Messias, o profeta da Galileia, o carpinteiro de Nazaré, morreu crucificado e ressuscitou ao terceiro dia, foi a mensagem que abalou o mundo. Por isso é o principal conteúdo de nossa pregação.

A mensagem da cruz, de que Jesus morreu para nos salvar deve ser o tema de nossa pregação. Também devemos ensinar que precisamos levar a nossa cruz todos os dias.

A cruz é a Pregação do Evangelho!

5- PODER:

I Coríntios 1.18 “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas, para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”.
Deus derramou todo o seu poder em amor na cruz por cada uma de nossas vidas.


Naquele momento Jesus tinha o poder de descer da cruz se quisesse (Marcos 15.30), mas preferiu permanecer e mostrar de forma ainda maior o seu poder (Filipenses 2.1-11).

Quanto mais fracos somos mais o poder de Deus se manifesta em nós (II Coríntios 12.9). Então devemos levar a nossa cruz, onde nos sentimos impotentes, para receber o poder de Deus sobre nossas vidas.
A cruz revela o Poder de Deus!

6- CONVERSÃO:

Gálatas 5.24 “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.

Na cruz de Cristo convergiu todo o pecado da humanidade sobre Jesus que ao derramar seu sangue nos lavou e perdoou. O propósito do espetáculo da cruz era que todas as pessoas de todos os tempos e lugares se direcionassem para Jesus, sendo alcançados por Ele.
A cruz serve para sacrificar nossa carne e nos transformar negando nossas próprias vontades.


Por isso o levar a cruz significa se converter a cada dia negando as vontades da carne e assumindo a obediência à Palavra de Deus.
A Cruz significa Conversão!

7- PERDÃO:

Colossenses 2.14 “Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”.

Jesus declarou na cruz o perdão não somente para os soldados que o castigavam, ou aos fariseus e à multidão que pediu sua crucificação. Jesus declarou o perdão dos pecados de toda a humanidade desde o primeiro ser humano até o último (Lucas 23.34).
A cruz é a maior prova de perdão. Como pode alguém sendo castigado e humilhado encontrar forças para perdoar enquanto ainda está sendo ofendido? Somente o Amor de Deus que “havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1.20). Por isso o nosso levar a cruz todos os dias deve ser para perdoar todos que nos ofenderem.
Na Cruz Jesus nos trouxe o Perdão!
Leve a sua cruz!

CONCLUSÃO: Lucas 14.27 “E, qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo”.

A Palavra de Deus nos revela que a Cruz é a Reconciliação de Deus com o ser humano e deste com seu próximo, também mostra a Glória de Deus e não a vergonha do pecado, nos ensina a Sabedoria que é espiritual e não carnal, nos dá uma mensagem que deve ser a nossa Pregação do Evangelho, nos capacitando com seu poder acima de nossas fraquezas, fazendo-nos converter de nossos erros mudando nossas vidas e declarando o perdão definitivo de nossos pecados.
Não existe cristão sem Cruz

Ptr. RicardoRamos 
Ministério Incendiados No Espirito 
Voltar


Rua: Sidney Girão n° 395 Bairro Tropical 

Ouro Preto Do Oeste-RO CEP: 76920-000

Fone: (69) 99202-2685

Curta Nossa Pagina

Tenha você também a sua rádio